sexta-feira, agosto 19, 2011

DE REPENTE

Quando o homem perder a capacidade de ter esperança, apague o arco-íris. (Mário Lago, ator brasileiro)

Hoje, conto com a contribuição do Professor Marcos Méier, que através do seu livro, MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM nos faz reflectir sobre algumas situações que estão presentes nos noticiários diariamente. Antes que leia o texto, eu me pergunto e lhes pergunto, até onde nós também não temos responsabilidade por tudo isso? Pode ser que sim, pode ser que não... Mas De repente!

De repente a pista do aeroporto mais utilizado de Portugal não escoa mais a água da chuva, ficou, de uma hora para outra, sem sistemas de escoamento.

De repente descobriram que existem controladores de voo. E que são em número insuficiente.

De repente apareceram jovens armados, em pleno dia, e arrancaram as pessoas de dentro do carro. Menos um menino.

De repente cidadãos comuns são aterrorizados com telefonemas de sequestradores, de dentro de prisões que, calmamente, tiram nossa paz.

De repente uma marquise cai matando algumas pessoas.

De repente uma quadrilha rouba um carro e queima-o com a família ainda lá dentro. De repente traficantes invadem um colégio e agridem gravemente o director que tentava evitar a invasão.

De repente uma professora denunciou o tráfico na escola onde trabalha e teve sua vida ameaçada por ex-alunos seus.

De repente a safra da soja não poderá ser embarcada, nem exportada. Não pelo porto de Paranaguá.

De repente uma avaliação internacional sobre a qualidade da educação descobre que o ensino em Portugal é tão deficitário que há adolescentes escolarizados, mas semi-analfabetos.

De repente irão descobrir que há algumas faculdades de Portugal formando advogados, médicos, engenheiros, professores, psicólogos e tantas outras profissões, sem um mínimo de qualidade nem de condições de formar profissionais adequados às exigências da profissão nem da decência.

De repente se descobre que o Estado é tão incompetente que é melhor garantir a entrada de alunos de algumas escolas na universidade por meio de quotas.

De repente será descoberto que se a taxa de crescimento do PIB for maior que a atual., vão faltar estradas, portos, aviões, contentores, silos de armazenagem, infra-estrutura em geral.

De repente vão descobrir que em algumas cidades portuguesas o Estado não tem mais poder que um grupo de bandidos que, repentinamente, adquiriram espaço.

De repente todos saberão que uma passeata com muito barulho, faixas e T-shirts brancas é vista por alguns políticos apenas como "reacção natural".

De repente minha empregada disse: "Acabou o gás, a senhora pode sair para comprar outra botija?" E aí eu estouro. Brigo; pergunto: "Por que não avisou antes, quando usou a botija de reserva? Pelamordedeus! Tem que esperar aparecer o problema para pensar em uma solução? Não dá para planear? Não dá para pensar nas consequências e agir antecipadamente? E o pacote de margarina? Precisa esperar acabar totalmente para só então pedir para comprar outro? E o detergente para lavar louça, tem que esvaziar totalmente para lembrar que precisa mais? Os pêlos da vassoura caíram de uma hora para outra???" Essa minha empregada! Quanta falta de bom senso! Ela espera o problema aparecer para correr atrás de uma solução. Não consegue agir antecipadamente. Não consegue ser pró activa. Acho que ela não compreende essas coisas, coitada. Não consegue planear nada. Mas é muito querida com as crianças. Fechem a pista. Tem dois milímetros de água nela. Rápido! Caiu uma chuva de repente. Porque será que tudo ocorre de repente?
 Lylybety

Sem comentários: