sábado, novembro 25, 2006

CARA OU COROA

Vá lá saber-se porquê, hoje lembrei-me de um episódio que, considero tragicómico. Tragicómico, porque mais tarde daria aso a momentos quase trágicos, momentos em que eu me sentia indignada e tristérrima, e quase perdi a vida. Cómico porque hoje ao lembrar-me dele, me dá vontade de rir.Foi há sensivelmente dezassete anos. Eu vivia com o Jorge há relativamente pouco tempo. Nesse serão estava cá em casa, um casal amigo, Sérgio e a Fátima,. Após uma longa dissertação sobre o casamento, eu acabei por dizer que não queria casar, pois não seria um papel que me daria a felicidade. Aliás penso que uma certidão de casamento não faz ninguém feliz, mas, pode tornar alguém muito infeliz.Conversa puxa conversa, o Jorge zangou-se e acabou por dizer que se tivesse carro, se iria embora para não mais voltar.Sérgio e Fátima, que não viam com bons olhos o meu “namoro” com o Jorge, pois este era um bêbado, que já me tinha enviado para o hospital umas duas ou três vezes, derivado a tareias que me deu, prontificaram-se de imediato a um ou outro o irem levar a casa dos pais, já que o Jorge não tinha casa própria. Assim, Jorge gritou irado: - Vai arrumar as minhas coisas, para mim chega, vou embora. Um pouco triste, porque não era essa a minha vontade, eu e a Fátima lá fomos emalar a trouxa. Logo após o Sérgio saiu com ele a fim de o ir levar .Eu fiquei de lagrimita no olho, enquanto a Fátima me animava, dizendo ser o melhor que me podia acontecer, pois ele era muito violento (bota violento nisso) e eu não merecia os maus tratos que me eram infligidos. Ao demais o Jorge estava desempregado, acho que ele não quer é trabalhar, dizia ele, e tu estás aqui a consumir-te. És uma mulher jovem ainda, isto se aos quarenta e três anos se pode considerar alguém jovem, bonita, podes arranjar alguém que te estime de verdade, etc. etc. etc.Subitamente, Fátima olha pela janela dá um pulo no sofá, e diz agitada, eles vêm aí, que terá acontecido?Na verdade, o que aconteceu? Teriam percorrido uns duzentos metros, quando Jorge diz para Sérgio: Para o carro, vamos voltar, eu não posso ir embora sem falar com ela de novo. Sérgio ainda o tentou dissuadir, mas Jorge insistiu e lá votaram. Ao chegarem á entrada da minha casa, Jorge hesita, achas que deva ir? Pergunta. Sérgio diz-lhe que será melhor ele ir-se embora de uma vez por todas. Mas Jorge, é do tipo que, se queremos virar para a esquerda, fazemos sinal para a direita, e teima, não tenho de falar com ela. De repente, puxa duma moeda de 2$50 e diz, vou jogar a moeda ao ar, se sair cara vou embora, se sair coroa, e se ela me quiser fico.Saiu cara ou coroa? Não sei. Sei que ele voltou. Sei que fui jogada de cara ou coroa. Sei que fui muito infeliz. Sei que o saber que tinha sido jogada assim me magoou. Sei que já passaram quase 18 anos, e hoje isso me faz rir......
Lylybety

Sem comentários: